topo
Presidente Lula decide pela nomeação de Fernando Carvalho ao cargo de reitor da UFMA Presidente Lula decide pela nomeação de Fernando Carvalho ao cargo de reitor da UFMA
O professor Fernando Carvalho foi o mais votado na Consulta Pública para os cargos de reitor e vice-reitor da UFMA, em eleição realizada no dia 21 de julho deste ano.
Por Werbete | 10/11/2023 - 21h02
Compartilhar no Whatsap

O professor Fernando Carvalho Silva será nomeado, na segunda-feira (12), reitor da Universidade Federal do Maranhão para o mandato de 2023-2027.

 

O decreto que indica a nomeação, assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (10).

Segundo o decreto, a cerimônia de transmissão de cargo está marcada para o dia 16 de novembro, e a posse dos novos pró-reitores, juntamente com o vice-reitor, será na próxima sexta (17).

 

O presidente Lula decidiu manter a tradição ao optar pela nomeação do professor Fernando Carvalho, pois ele foi o mais votado na Consulta Pública para os cargos de reitor e vice-reitor da UFMA, em eleição realizada no dia 21 de julho deste ano. O candidato recebeu 43,52% dos votos.

 

Para o cargo de vice-reitor, o mais votado pela comunidade acadêmica foi o professor Leonardo Soares, que recebeu 29,09% dos votos. Ele também será nomeado para o cargo.

 

A Consulta Pública foi a primeira etapa para a escolha da nova gestão da universidade. Depois foi formada duas listas tríplices pelo Conselho Universitário (CONSUN), com os nomes dos três mais votados para os cargos. As listas foram encaminhadas ao Ministério da Educação. Na sequência, coube ao presidente da República fazer a nomeação dos novos reitor e vice-reitor da universidade, escolhidos dentre os indicados nas duas listas elaboradas pelo Conselho Universitário.

Não há hierarquia na lista tríplice, ou seja, qualquer um dos três indicados pode ser nomeado para o cargo de reitor e vice-reitor.

 

Mas, o presidente Lula decidiu seguir a Consulta Pública e, este ano, já nomeou mais de 15 novos reitores em todo o país, todos posicionados em primeiro lugar na lista tríplice.

 

Quem é Fernando Carvalho Silva

Assumindo pela primeira vez o cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Carvalho Silva torna-se o 12° reitor desta instituição. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (1984), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1989) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001).

 

Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Maranhão e faz parte do quadro de docentes dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Energia e Ambiente e Doutorado em Biotecnologia, Biodiversidade da Região Amazônica – BIONORTE. Coordena o Núcleo de Combustíveis, Catálise e Ambiental – NCCA.

 

Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação no período de 2007 a 2017. Vice-reitor no período de 2015 a 2019 e atualmente é o Pró-Reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, PósGraduação e Internacionalização (Ageufma).

Fonte: G1