topo
Pacientes denunciam falta de insulina em Imperatriz; medicamento está há duas semanas sem ser entregue Pacientes denunciam falta de insulina em Imperatriz; medicamento está há duas semanas sem ser entregue
O medicamento é fornecido em cinco unidades de saúde, pelo SUS, mas município alega falha na entrega.
Por Werbete | 28/11/2023 - 20h42
Compartilhar no Whatsap

Há duas semanas, cerca de 600 pacientes que fazem uso de insulina para controle de diabetes, em Imperatriz, estão sem receber o medicamento.

 

Os pacientes são cadastrados para receber a medicação ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Especialidades Médicas (CEM), porém, o medicamento está em falta.

Além do CEM, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem a distribuição do remédio em Imperatriz, mas em todos os pontos há o registro da falta.

 

Os usuários têm ido quase diariamente aos postos de entrega nos últimos dias em busca da medicação e temem complicações de saúde sem o acesso à injeção de insulina, que auxilia no controle dos níveis de glicose do organismo.

Segundo a coordenadora da Farmácia Básica do município, houve uma falha na entrega das doses por parte da Regional de Saúde do Governo do Estado. Ofícios e notificações foram encaminhados à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

Em nota, a SES informa que o abastecimento será restabelecido e até sexta-feira (1º), e o estoque será direcionado às regionais de saúde e aos municípios.

Fonte: G1