topo
Menina de 8 anos morre após sofrer choque elétrico em poste de praça na zona rural de Imperatriz, no MA Menina de 8 anos morre após sofrer choque elétrico em poste de praça na zona rural de Imperatriz, no MA
Segundo os moradores da região, o poste já apresentava riscos há algum tempo, mas nada foi feito para solucionar o problema.
Por Werbete | 29/12/2023 - 21h29
Compartilhar no Whatsap

Uma menina de oito anos de idade morreu após sofrer um choque elétrico em um poste de uma praça do povoado Lagoa Verde, na zona rural de Imperatriz, na Região Tocantina.

 

Maria Júlia de Sousa Martins brincava na praça por volta das 21h dessa quinta-feira (28), acompanhada da avó, quando tocou no poste de iluminação pública e sofreu o choque. A menina chegou a ser socorrida, mas morreu antes de chegar ao hospital.

Após o caso, a população ficou revoltada e quebrou os brinquedos da praça. Segundo os moradores da região, o poste já apresentava riscos há algum tempo, mas nada foi feito para solucionar o problema.

“É um caso bem antigo, que era para ter sido resolvido e não conseguiram fazer nada até agora. Aí ontem a criança veio para a praça com a avó e começou a brincar com os outros amiguinhos e aconteceu essa fatalidade. A criança subiu no brinquedo e quando foi pra descer, acho que desceu escorregando pelo poste e tocou na grade e ficou ‘apregada’. Está energizada a grade e o poste”, informou o pedreiro Francisco Mendes, que mora nas proximidades da praça e estava no momento da morte.

Ainda de acordo com os moradores, os choques começaram pouco tempo depois da reinauguração da praça e como os postes ficam dentro da área do parquinho, é praticamente impossível impedir que as crianças tenham contato com eles. Além disso, no local não havia nenhum isolamento que pudesse garantir a segurança dos frequentadores da praça.

 

Os moradores relatam que fizeram denúncias sobre a situação do poste para a concessionária de energia elétrica e para a Prefeitura de Imperatriz, mas nenhuma equipe esteve no local para fazer uma avaliação.

“Aqui todo mundo já sabia, porque os órgãos competentes na área já sabiam que estava dando choque, muitos anos. Eu mesmo já levei choque jogando futevôlei aqui”, relatou o vigilante Amauri Olinda, também morador da região.

Após a morte de Maria Júlia, a energia elétrica do poste foi cortada.

A Equatorial Maranhão, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, informou que logo após saber da situação esteve no local e constatou que se tratava da fiação de energia interna da praça.

 

A empresa afirmou, ainda, que realizou o desligamento imediato da energia elétrica no local para eliminar o risco, além disso direcionou o caso para a Prefeitura de Imperatriz tomar as providências necessárias.

 

Ainda segundo Equatorial Maranhão, a iluminação de praças e ambientes públicos faz parte da gestão municipal.

O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, se manifestou sobre o caso por meio das redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (29). Ele disse lamentar o caso e se solidarizar com os pais e familiares da criança e afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para identificar o que motivou o choque que vitimou a criança.

 

O gestor municipal disse, também, que a Prefeitura de Imperatriz convocou a Equatorial Maranhão e irá registrar uma ocorrência junto à Polícia Civil do Maranhão para investigar o caso.

“No primeiro momento é o que temos para esclarecer, mas tão logo o laudo seja feito e as diligências sejam cumpridas, a gente vai explicar, expor para a população o que de fato aconteceu. A praça vai ficar sem iluminação, pois pedimos para a Equatorial cortar a iluminação da praça. Ela vai ficar às escuras esses dias, até a gente concluir essas perícias tanto da Prefeitura quanto da Equatorial e da polícia. E também para preservar o acontecimento de um outro acidente dessa natureza. Então, por prevenção foi cortada a energia da praça”, explicou Assis Ramos.

Fonte: G1