topo
Alunos de Timon desenvolvem projetos de conscientização ambiental Alunos de Timon desenvolvem projetos de conscientização ambiental
A Conferência Estadual será realizada até o dia 9 de maio, em São Luís, quando as escolas de todos os municípios maranhenses se reunirão para apresentar e debater os projetos de ações escolhidos nas conferências escolares.
Por Redação | 19/04/2018 - 00h11
Compartilhar no Whatsap

Pela primeira vez, Timon participará da Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que tem como objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino. O município será representado pelos alunos da Unidade Escolar Luiz Miguel Budaruiche, que desenvolveram um projeto de sustentabilidade voltado para a conscientização do correto uso da água e para o desenvolvimento sustentável.

A escolha da Unidade Escolar foi realizada nesta terça-feira (17), durante a Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que teve como tema ‘Vamos cuidar do Brasil cuidando das nossas águas’. Ao todo, 28 escolas enviaram os projetos para análise da banca julgadora, que foi formada por representantes da Águas de Timon, da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Timon, Natália Frota, reconhece a qualidade dos projetos apresentados. “O evento serve para atestar o alto nível de consciência ambiental que está sendo debatida nas escolas. É muito gratificante ver a dedicação dos alunos e analisar os projetos que, de fato, visam à melhoria do meio ambiente”, declara.

O projeto escolhido para representar o município é o ‘Fiscais da Sustentabilidade’. Por meio dele, a Unidade Escolar Luiz Miguel Budaruiche delega alunos para fiscalizar o correto uso da água e, se o jovem for pego desperdiçando, recebe uma multa que é revertida em pontos descontados na nota final de cada matéria.

“O projeto tem como objetivo reduzir o desperdício de água em nossa escola e conscientizar os alunos a levarem bons hábitos também para dentro de casa. Assim, nós realizamos a fiscalização para evitar o mau uso da água. Além disso, a prova de todas as matérias está adaptada para um possível desconto de pontos. Se o aluno repetir a ‘infração’, será convidado a plantar mudas em nossa escola”, explica a aluna Amanda Marques, de 13 anos, delegada do projeto.

No entanto, os outros projetos apresentados também terão continuidade nas escolas participantes. A ideia é construir coletivamente uma consciência ambiental no município para que Timon seja um participante ativo em todas as edições da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece anualmente.

Durante a Conferência Municipal, a concessionária Águas de Timon ainda realizou uma palestra focando na sustentabilidade e dando dicas para evitar o desperdício. “Essa é uma oportunidade da empresa se aproximar ainda mais dos alunos, para que possamos conscientizá-los sobre o correto uso da água. Por isso, escolhi falar da disponibilidade de água no planeta, para que eles possam entender a importância de evitar o desperdício e levar as dicas para casa, mudando os hábitos das famílias”, conta o Supervisor de Operações da Águas de Timon, Max Vasconcelos, ministrante da palestra.

A Conferência Estadual será realizada até o dia 9 de maio, em São Luís, quando as escolas de todos os municípios maranhenses se reunirão para apresentar e debater os projetos de ações escolhidos nas conferências escolares. Assim, os alunos da Unidade Escolar Luiz Miguel Budaruiche disputarão uma vaga para a participação na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 15 e 19 de junho, em Brasília.

www.maranhaoemfoco.com.br

www.maranhaoemfoco.com.br

(Fotos: Divulgação)