topo
Senar fortalece atividades da Agrofeira de Bacabal com capacitação de produtores rurais Senar fortalece atividades da Agrofeira de Bacabal com capacitação de produtores rurais
Novas tecnologias, palestras técnicas, cursos de qualificação e aperfeiçoamento de mão de obra para o setor rural e comercialização de produtos agropecuários foram o forte da 13ª Agrofeira de Bacabal - 2018.
Por Redação | 30/06/2018 - 19h05
Compartilhar no Whatsap

Ramon Arraes e equipe do Senar, no estande da Agrofeira - Bacabal.

Essas atividades foram desenvolvidas em parceria com o Senar, fortalecendo o setor produtivo agropecuário do município e da região do Mearim. O evento desenvolvido sob a direção do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, com o apoio da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), teve seu ponto alto com os cursos de derivados do leite, operador de máquinas agrícolas e a comercialização de animais com carga genética melhorada.

Dezenas de produtores rurais da região foram qualificados por meio dos cursos de Operação de Máquinas Agrícolas, ministrado pelo instrutor Jesiel Sousa Silva; Derivados do Leite, por Ana Joaquina e a Oficina de Cachaça, pela química industrial Silvia Viana de Almeida. Todos os instrutores pertencentes ao quadro do Senar.

De acordo com a diretoria do sistema Faema/Senar, a Agrofeira de Bacabal é uma das maiores vitrines da produção agropecuária do estado e tem crescido a cada ano, contribuindo de forma direta para o fortalecimento do setor agropecuário regional, atendendo o empresariado e a produção rural com a comercialização de tratores, implementos agrícolas, produtos agroveterinários, alimentação, dentre outros bens de consumo do setor rural.

Satisfeito com o trabalho realizado durante os três dias e com o apoio do sistema Faema/Senar, Ramon Arrais, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Bacabal, garante ter sido a Agrofeira-2018 um dos maiores investimentos feitos durante a sua gestão. Destacou dentre os diversos atrativos, a participação de criadores de caprinos e ovinos dos estados do Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí e as oportunidades de negócios geradas na ocasião, bem como os melhoramentos genéticos e a venda de touros advindos de diversos municípios maranhenses.

Ramon, ratificou ainda o apoio, do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), José Hilton de Sousa, do presidente licenciado Raimundo Coelho, do superintendente do Senar, Luiz Figueirêdo, do secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Émerson Macêdo, além de outros representantes do Governo do Estado. Também destacou a visita dos presidentes dos Sindicatos de Produtores Rurais de Fortuna (Francisco Coelho), Presidente Dutra (Jonas Gomes Cruz), Vitorino Freire (Paulo Veríssimo da Costa) e de Viana (Edvaldo Amorim).

"O apoio do sistema Faema/Senar é de grande importância. Em todas as edições temos turmas de capacitação com professores atenciosos e qualificados para atender aos produtores rurais, contribuindo para o fortalecimento das atividades agropecuárias regionais", ressaltou o presidente do Sindicato, acentuando o papel do Senar e o apoio dos seus diretores na Agrofeira - 2018.

Para o superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, a 13ª edição da Agrofeira de Bacabal vem fortalecer ainda mais o bom caminhamento que permeia o setor rural da região do Mearim.

"A Agrofeira consolida ainda mais, o bom trabalho que vem fazendo o Ramon à frente do Sindicato Rural de Bacabal, e o Senar não poderia ficar de fora dessa grande iniciativa que tem como foco, o produtor rural", acentuou Figueirêdo.

www.maranhaoemfoco.com.br

SENAR