topo
Deficiência de leitos de UTI gera esperas e descumprimento de decisões judiciais, no MA Deficiência de leitos de UTI gera esperas e descumprimento de decisões judiciais, no MA
Segundo a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA), ao menos 15 pessoas por semana recorrem à Justiça para conseguir atendimento em unidades públicas de saúde.
Por Werbete | 23/06/2023 - 17h37
Compartilhar no Whatsap

Dados divulgados pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) registram que, a cada semana, pelo menos 15 pessoas estão recorrendo à Justiça para obter atendimento adequado nos hospitais públicos do estado. Os números evidenciam parte do cenário de crise na operação dos serviços de saúde pública disponibilizados à população.

A carência de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no sistema de saúde do Maranhão tem ocasionado uma espera preocupante para pacientes em estado crítico, e levado também ao descumprimento de decisões judiciais.

Em São Luís, um homem de 56 anos, identificado como Gerson Boás, está internado há 29 dias, aguardando uma cirurgia de urgência, após sofrer com problemas cardíacos. Há uma semana, apesar da determinação da Justiça para que o paciente fosse transferido e operado dentro de 12 horas, a cirurgia não foi realizada, devido à falta de leitos de UTI disponíveis.

 

Fonte: G1