topo
Operação da Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra mineração ilegal de ouro em Godofredo Viana Operação da Polícia Federal cumpre mandados judiciais contra mineração ilegal de ouro em Godofredo Viana
Extração ilegal do minério tem causado intenso dano ambiental. Ex-prefeito é um dos alvos.
Por Werbete | 28/09/2023 - 19h26
Compartilhar no Whatsap

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal e o IBAMA realizaram uma operação contra a mineração de ouro clandestina, com intensa degradação ambiental, em Godofredo Viana, no interior do Maranhão.

A cidade já é conhecida pela extração do minério por uma empresa privada, a Equinox Gold, que em 2021 teve uma lagoa de rejeitos que transbordou na região de Aurizona e deixou um rastro de poluição ambiental no município.

Na operação da PF, chamada 'Grimpas - Areal Devastado', um dos alvos é o ex-prefeito de Godofredo Viana, que não teve o nome informado, mas que é réu pela prática de extração de ouro ilegal.

De acordo com as investigações, foi instalada uma mineração de ouro clandestina a céu aberto, causando intensa degradação ambiental no município, como a contaminação do corpo hídrico por metais pesados (mercúrio), além de supressão da vegetação e consequente erosão do solo.

 

 

Também são alvos da operação os municípios de Luís Domingues, no Maranhão, e Ananindeua, no Pará. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco em domicílios, e um em toda a área dos garimpos clandestinos.

Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de Usurpação de bens da União, por explorar sem autorização legal recurso mineral, bem pertencente à União, o que causa graves prejuízos aos cofres públicos, já que não é recolhido o tributo da Compensação Financeira pela Exploração Mineral, além de contrabando, receptação qualificada e outros crimes ambientais.

 
Fonte: G1