topo
Pelo terceiro dia seguido, moradores ficam sem água nos bairros de São Luís Pelo terceiro dia seguido, moradores ficam sem água nos bairros de São Luís
A falta de água atinge os moradores de mais de 150 bairros da capital maranhense pelo terceiro dia consecutivo desde a última quarta-feira (14) deste mês. A Caema deu um novo prazo para o sistema se normalizar.
Por Werbete | 16/02/2024 - 22h09
Compartilhar no Whatsap

Moradores de São Luís amanheceram nesta sexta-feira (16) mais uma vez sem água em casa, é o terceiro dia consecutivo que 150 bairros da capital sofrem com a falta de abastecimento.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), que antes havia dado o prazo de resolução do problema para a última quinta-feira (15), prorrogou a data de reparação do problema para até às 20h desta sexta.

São mais de 150 bairros que sofrem com a escassez de água desde a última quarta-feira (14 ) em São Luís. De acordo com a Caema, o problema foi causado devido ao rompimento de uma adutora de água do Sistema Italuís, que é responsável pelo abastecimento da maior parte da população da capital maranhense.

A Caema havia noticiado na quinta que o sistema de abastecimento iria ser normalizado integralmente até a noite do mesmo dia. Porém, não foi isso o que pôde ser visto nos bairros afetados.

 

Os moradores reclamam que não puderam realizar as atividades de rotina porque estavam ocupados à procura de pontos públicos de abastecimento para encher os baldes e latas. Uma outra maneira encontrada para não ficar sem executar as atividades domésticas do dia a dia foi a compra de água por caminhões pipas.

No bairro Anjo da Guarda, a população teve que acordar cedo para procurar maneiras de driblar a crise hídrica que afeta a comunidade inteira. O professor Washington Lima relatou a dificuldade que enfrenta todas as manhãs em busca de água.

 

“É um transtorno muito grande, né? A gente vivendo aqui na capital do estado não era pra viver esse tipo de coisa, ainda mais que não aconteceu hoje, vem acontecendo há dias.” disse Washington.

Os moradores afetados pelo transtorno relatam se preocupar com a demora da resolução do problema. Por causa do sistema de rodízio, esta sexta-feira deveria ser dia do bairro ser abastecido, mas, como ainda não foi resolvida a situação, a previsão é que chegue água somente no próximo domingo (18).

 

Pelas redes sociais, o governador Carlos Brandão afirmou que o problema na adutora de água que causou o problema e impediu a distribuição correta de água já foi solucionado e que a partir das 20h desta sexta-feira (16) o sistema será normalizado gradualmente na capital.

 

“Informo que já resolvemos o rompimento da adutora do sistema Italuís, e, a partir das 20h desta sexta-feira (16), o abastecimento será retomado gradualmente em São Luís. Os técnicos da Caema trabalham ininterruptamente para restabelecer a prestação desse serviço essencial.” publicou o governador em uma rede social.

Segundo o presidente da Caema, Marco Aurélio Freitas, um novo problema ocorreu na adutora do Sistema Italuís na madrugada desta sexta, no mesmo lugar onde os serviços de reparos estavam sendo feitos. Isso teria cooperado para o atraso na distribuição de água para os bairros de São Luís.

 

Ainda de acordo com ele, o bombeamento de água para a cidade já foi retomado e que o motivo do novo prazo dado pela Caema de abastecimento é a de que a distribuição da água ocorre, inicialmente, de maneira lenta para depois pegar pressão e conseguir atingir todos os bairros.

Fonte: G1