topo
Com mais de 1 milhão de casos, Brasil faz 'Dia D' contra dengue Com mais de 1 milhão de casos, Brasil faz 'Dia D' contra dengue
Seis estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal já declararam emergência em saúde pública por causa da doença.
Por Werbete | 02/03/2024 - 21h00
Compartilhar no Whatsap

Ministério da Saúde realiza neste sábado (2) o Dia D contra a dengue em todo o Brasil. É um dia reservado para eliminar todos os focos de mosquito que houver na casa de cada um.

Haverá visitas de agentes de saúde às casas e orientação à população.

A mobilização contará com a participação dos estados, municípios, autoridades sanitárias e a sociedade. A partir do tema “10 minutos contra a dengue”, o Dia D busca reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito.

"[Será] um momento de atenção do país, de atenção das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, de um monitoramento muito próximo ao que está acontecendo nas diferentes regiões, estados e municípios", disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, numa coletiva de imprensa em Brasília, nesta semana.

Brasil contabiliza mais de 1 milhão de casos de dengue e seis estados do país (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o Distrito Federal já declararam emergência em saúde pública por causa da doença.

O que devemos fazer

 

A dengue só acontece se houver a presença do mosquito Aedes aegypti. Essa é, praticamente, a única forma de transmissão da doença que causa repercussão na sociedade.

Para evitar, então, não há muito segredo: precisamos acabar com os criadouros do mosquito. E o combate depende de todos, seja a sociedade em geral, governo e profissionais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros). Esses criadouros permitem a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti (transmissora da dengue).

"O controle é vetorial, precisamos combater o mosquito. A população precisa ser educada, entender que a dengue é uma doença grave e devemos controlar o criadouro. Já os gestores precisam disponibilizar larvicidas, fumacê, distribuição de inseticidas", diz o infectologista Kleber Luz, que é consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Opas para a elaboração de diretrizes estratégicas para prevenção e controle das arboviroses.

Ele lembra que a dengue mata pessoas absolutamente saudáveis e de qualquer idade. Por isso, ao apresentar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, visto que a infecção pode evoluir rápido e o óbito pode vir no terceiro ou quarto dia.

 
 
 
Fonte: G1