topo
A vacinação em idosos reduz complicações como ataque cardíaco e derrames A vacinação em idosos reduz complicações como ataque cardíaco e derrames
O risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame é seis vezes maior nas pessoas que tiveram gripe ou pneumonia
Por Redação | 12/07/2018 - 11h19
Compartilhar no Whatsap

Embora seja fundamental a vacinação dos idosos, no Brasil ainda tem sido baixa a adesão deles às campanhas de imunização. Isso ocorre devido a desconfiança de muitos idosos quanto à segurança e efetividade da vacinação.

Para mudarmos essa cultura é preciso educar o idoso sobre a importância da vacinação como medida para evitar doenças e promover qualidade de vida e saúde na velhice.

É muito importante a vacinação dos idosos, principalmente na estação do inverno, época em que as baixas temperaturas podem tornar o idoso mais suscetível a uma gripe ou pneumonia.

A vacinação em idosos é altamente segura, eficaz e contribui para reduzir o risco de doenças infecciosas e infectocontagiosas, como gripe, pneumonia, herpes zoster, tétano, difteria, hepatite B, A e outras.

A vacinação é uma ferramenta de proteção tão importante para idosos quanto para um recém-nascido. Portanto, mesmo que o idoso já tenha sido imunizado na infância ou na idade adulta, é recomendada a vacinação a partir dos 60 anos de idade, já que devido ao processo de envelhecimento do organismo, o idoso pode apresentar uma baixa no sistema imunológico, se tornando mais a susceptível a contrair doenças, como as infecto contagiosas.

Além disso, a vacinação proporciona proteção não só à pessoa imunizada, mas também àquelas as quais o idoso entra em contato. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.

- Dra. Eliza de Oliveira Borges é geriatra e fundadora do Projeto Cuidar – Geriatria Goiânia (https://geriatriagoiania.com.br).

Nosso grupo no Whatsapp

Categorias:  

Saúde