topo
WSL: Filipe Toledo bate líder do ranking e é campeão em El Salvador WSL: Filipe Toledo bate líder do ranking e é campeão em El Salvador
Brasileiro coloca Griffin Colapinto em combinação na final de Punta Roca e fatura 14º título de etapa do Circuito Mundial
Por Patrick | 16/06/2023 - 16h16
Compartilhar no Whatsap

Foi um título com gostinho de revanche para Filipe Toledo. Depois de ter perdido a final de Punta Roca para Griffin Colapinto no ano passado, o brasileiro se viu mais uma vez de frente para o americano na decisão da etapa da El Salvador da WSL. Nesta sexta-feira, porém, Filipinho deixou o atual líder do Circuito Mundial em combinação - quando nem uma nota 10,00 leva à virada: 17,33 x 12,10. O atual campeão mundial vibrou muito no mar com a vitória. Foi campeão de Punta Roca.

Foi o segundo título de Filipinho nesta temporada - 14ª na carreira - e a segunda vitória sobre Colapinto em decisões no ano - levou a melhor em Sunset Beach (Havaí). O brasileiro igualou com o rival americano em finais - Griffin venceu os duelos em Peniche (Portugal) e Punta Roca no ano passado -, e empatou em confrontos na WSL: 3 a 3.

A vitória em Punta Roca fez Filipinho ultrapassar o compatriota João Chianca e assumir a segunda posição do ranking da WSL. Só não foi o suficiente para tirar de Griffin Colapinto a liderança, mas a distância entre os dois caiu para poucos pontos. O atual campeão mundial vai tentar voltar ao posto de número 1 do mundo em casa, na etapa de Saquarema, entre 23 de junho e 1º de julho.

 

- Queria agradecer toda a galera que tá torcendo, me apoiando, me dando forças. Obrigado de coração, tem sido difícil. O ano passado foi um ano longo, muito difícil. Muitas batalhas e eu conseguir manter mais um ano seguido é cansativo psicologicamente. A gente está indo para o Brasil agora, um evento que vai ser incrível e maravilhoso. Eu peço a torcida de vocês para que a gente possa mostrar para a WSL, para o mundo todo o quão bom é o Brasil e o quão grande vai ser o evento. Vamos tirar o melhor de tudo isso e ir pra cima - vibrou Filipe.

Depois de uma etapa cheia de polêmicas no Surf Ranch, na Califórnia, Punta Roca teve um campeão sem sombra de dúvidas: Filipe Toledo. Colocar o rival em combinação (9,00 + 8,33 x 7,17 + 4,93) é um resultado incontestável.

 

A final

 

Filipinho optou por deixar Griffin sozinho no outside no início da decisão. O americano pegou a primeira onda, mas não conseguiu finalizar e tirou 4,00 pontos. O brasileiro conectou mais manobras na sua primeira tentativa e mesmo com uma onda pequena arrancou um 5,17. A liderança voltou por pouco tempo para as mãos de Griffin com um 4,47. Filipinho respondeu com um aéreo de 5,67 pontos.

Com 15 minutos para o fim, Griffin encaixou boas manobras e fechou a onda com um aéreo para tirar um 7,17 e reassumir a ponta. Aí começou o show de Filipinho. Primeiro o brasileiro conectou quatro manobras potentes para tirar um 9,00. Já de volta à liderança da bateria, arrancou mais uma onda excelente com oito manobras: 8,33 pontos. Entrando em combinação, o americano foi para o tudo ou nada, investindo nos aéreos, mas sem sucesso. O título do brasileiro não foi ameaçado. Filipinho pôde mais uma vez celebrar uma conquista na WSL.

A semifinal

 

Com um mar difícil, com poucas ondas longas, Filipinho atacou as duas primeiras ondas sem sucesso nos primeiros minutos da semifinal. Havaiano filho de brasileiro, Ian Gentil esperou pela onda da série, conectou boas manobras e tirou um 5,50. O brasileiro respondeu com uma onda pouco menor, mas muito bem surfada até a junção para tirar um 6,50. O havaiano conseguiu um aéreo e tirou 5,27 pontos. Aí Filipinho respondeu com um aéreo, dois cutbacks e mais uma manobra na junção para tirar a primeira nota excelente do dia: 8,00 pontos.

Com boa vantagem, Filipinho esperou a onda da série e encaixou dois belos aéreos para conseguir um 8,67. Ian respondeu com um aéreo muito alto e tirou 8,60 pontos para sair da combinação, mas não teve tempo para buscar uma virada.

 

Resultados do masculino

Semifinais
Ian Gentil (HAV) 14,87 x 16,67 Filipe Toledo (BRA)
Griffin Colapinto (EUA)
 15,50 x 9,26 Liam O'Brien (AUS)

 

Final
Filipe Toledo (BRA) 17,33 x 12,10 Griffin Colapinto (EUA)

Fonte: ge
Nosso grupo no Whatsapp

Categorias:  

Esportes