topo
Justiça paralisa construção de ponte de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por falta de regularização da obra Justiça paralisa construção de ponte de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por falta de regularização da obra
As licenças concedidas para a obra foram suspensas em razão da deficiência de estudos ambientais e da falta de autorização pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Por Werbete | 20/04/2023 - 20h29
Compartilhar no Whatsap

Uma decisão liminar da Justiça Federal, que atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), decidiu paralisar a construção da ponte sobre o Rio Preguiças, no Maranhão, que liga o município de Barreirinhas ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As licenças concedidas para a obra foram suspensas em razão da deficiência de estudos ambientais e da falta de autorização pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Atualmente, o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é feito por Barreirinhas, atravessando o Rio Preguiças por balsa, em trajeto que liga a margem direita do rio à esquerda, onde se situa a zona de amortecimento da unidade de conservação. A ponte, além de atingir diretamente a zona de amortecimento, em uma das margens do rio onde será edificada, trará reflexos diretos ao Parque Nacional após sua instalação.

 

De acordo com a ação proposta pelo MPF, a obra foi inicialmente planejada pela Prefeitura Municipal de Barreirinhas, que chegou a contratar a elaboração de estudos ambientais. Posteriormente, o projeto foi assumido pelo governo estadual, sendo o licenciamento ambiental conduzido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Sema), em violação à Lei 9.985/2000, que impõe a realização de licenciamento por órgão federal (art. 36, §3º), no caso, pelo ICMBio.